Dicas e Curiosidades

3 Ômegas: óleo de peixe, óleo de linhaça e óleo de borragem

Os 3 ômegas são as "gorduras boas" essenciais para todas as células em nosso corpo como produção de energia, aumento de metabolismo, aumento de crescimento muscular, transporte de oxigênio, crescimento normal celular, funções nervosas e regulação hormonal. Precisam estar presentes em nossa alimentação por meio de alimentos comuns ou de suplementação.

Óleo de peixe:

Rico em Ômega 3, que é convertido em EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (ácido decosahexanóico). O ômega 3 é encontrado nos peixes de água fria, como salmão, a sardinha, o atum e a trufa. Acredita-se que eles oferecem proteção contra doenças do coração quando consumimos ao menos 2 vezes por semana. São essenciais para o funcionamento normal do cérebro e estão também envolvidos na regulação da pressão sanguínea e na resposta do organismo.

Óleo de linhaça:

A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição. A alta taxa de Ômega 3, faz da linhaça um alimento de caráter preventivo à saúde, sendo um importante agente antioxidante e renovador celular. Além disso, é a maior fonte alimentar de compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que tem relação ao câncer de mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E, Catoteno e Minerais como o ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

Óleo de borragem:

Possui Ômega 3 e Ômega 6, importantes para manter a estrutura celular da pele. Possui enzima de antienvelhecimento e pode ajudar a acelerar o processo de reparação da pele. Utilizados em dietas de emagrecimento pelas suas propriedades diuréticas e como fonte de muitos ácidos graxos essenciais, regulam diferentes funções do nosso corpo. Alivia as síndromes de pré e pós menstrual. Pode ser usado na purificação do sangue, para aliviar a inflamação dos pulmões, o peritônio e os sintomas causados pela artrite.