Receitas vegetarianas: Não sinta falta de carne!

Todo mundo já ouviu alguém comentar sobre vegetarianismo uma vez ou outra, mas você sabe realmente como funciona e quais são seus benefícios? A gente te explica!

O vegetarianismo

Considerada uma alimentação na qual é proibida o consumo de alimentos que são obtidos a partir do sacrifício de animais, o vegetarianismo vem ganhando cada vez mais espaço e tornando-se a alimentação escolhida por muitas pessoas que possuem vontade de evitar o uso de recursos naturais ou até mesmo buscar uma alimentação saudável. A escolha por esse hábito pode nascer através de razões cientificas, ambientais, religiosas, éticas e até mesmo filosóficas.

Mas e os nutrientes que estão presentes na carne? Para que o organismo não fique sedento desses nutrientes, é necessário que a você balanceie sua alimentação e inclua alimentos saudáveis que consigam cumprir os papéis de substitutos.

Razões para tornar-se vegetariano

Como citamos acima, cada pessoa escolhe um ou mais motivos que impulsione-as a seguir este estilo de vida. Separamos alguns motivos para te ajudar a entender os benefícios do vegetarianismo.

Saúde

De acordo com muitos estudos científicos, cada vez mais a carne está ligada à doenças crônicas e degenerativas como: diabetes, hipertensão, obesidade e até mesmo alguns tipos de câncer.

A diminuição de produtos do reino animal e o aumento de produtos de origem vegetal trazem um impacto positivo em sua saúde.

Ética

Você sabia que são abatidos em torno de 10 MIL animais terrestres POR MINUTO no Brasil?

Quando você opta pelo vegetarianismo, consequentemente acaba optando não compactuar com a exploração e sofrimento desses animais que também sentem dor e alegria, assim como nós.

Meio Ambiente

E como o vegetarianismo ajuda o meio ambiente? É simples.

O setor pecuário é o maior responsável pela erosão de solos e contaminação, segundo a ONU. Ele também causa destruição de florestas tropicais, extinção de espécies, escassez e até contaminação das águas.

Abolindo alimentos desse setor, você contribui para a preservação do meio ambiente e dos animais.

 A rotina de um vegetariano

Muitas pessoas colocam para si que tornar-se vegetariano é uma tarefa difícil e acabam nem tentando. Mas é mais fácil do que você imagina!

Caso esteja relutante mas queira tentar, comece adquirindo a “Segunda sem carne”. Você vai perceber que seu repertório de alimentos será mais extenso (ao invés de diminuir) e que, consequentemente, os benefícios para sua saúde, para os animais e para o meio ambiente irão aumentar.

Reforçando: Começar uma dieta vegetariana não é tão difícil quanto parece.

Pensando nisso, a Paiol separou algumas receitas para você que está interessado em optar por essa alimentação, que está começando ou até mesmo que já é adepto mas está em busca de receitinhas diferentes:

 Almôndegas de abóbora e ricota

Ingredientes:

1 xícara de abóbora cozida no vapor e amassada

1 xícara de ricota despedaçada

2 colheres (sopa) de ervas picadinhas

2 dentes de alho amassados

½ cebola picada

4 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de cominho em pó

Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Molho de tomate para servir

Modo de preparo:

Primeiro é necessário cozinhar a abóbora em pedaços não muitos grandes no vapor até ficar macia. Depois amasse os pedaços com a ajuda de um garfo (faça isso em cima de uma peneira para eliminar grande quantidade de água).

Em uma tigela, coloque o purê de abóbora, adiciona a ricota, as ervas, a cebola, o alho e o cominho. Tempere com sal e pimenta do reino e misture bem. Depois, adicione a farinha aos poucos e vá integrando-a com o resto.

Unte uma assadeira com um fiozinho de azeite. Molde as almôndegas, coloque-as na assadeira e leve ao forno pré-aquecido em 2000C por, em média, 30 minutos ou até dourar.

Obs: Você pode servir com molho de tomate.

Rende: 10/12 almôndegas

 

Legumes assados com ricota ao lemon pepper

 

Ingredientes:

1 xícara de legumes cortados em cubos (tomate, chuchu, pimentão, cebola, abobrinha, cenoura, vagem, entre outros.)

1 ½ colher (chá) de lemon pepper

150g de ricota fresca ou defumada

Azeite, sal e pimenta de reino a gosto

Modo de preparo:

Coloque os legumes em um refratário que possa ir ao forno. Tempere-os com sal, pimenta do reino e um fio de azeite e misture bem. Depois leve ao forno pré-aquecido em 2000C por, em média, 20 minutos.

Utilizando um garfo, amasse a ricota e tempere-a com sal, azeite e lemon pepper (lembre-se de guardar um pouco para colocar por cima). Distribua a ricota sobre os legumes, acrescente o resto de lemon pepper e retorne ao forno por 15 minutos.

Depois é só servir!

 

Tortinhas de batatas gratinadas

 

Ingredientes:

250g de batatas

½ dente de alho amassado

½ colher (sopa) de farinha de trigo

½ colher (sopa) de manteiga

1/3 xícara de leite

4 colheres (sopa) de queijo gruyére ou parmesão ralado

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Descasque e corte as batatas em fatias finas. Corte-as novamente em tiras e deixe-as sobre um pano de prato limpo para que não fiquem muito úmidas.

Em uma panela pequena, derreta a manteiga e refogue rapidamente o dente de alho, sem dourar. Adiciona a farinah de trigo, misture até começar a borbulhar. Depois acrescente o leite e mexa até engrossar um pouco, não deixe empelotar. Tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino. Adicione o queijo ralado.

Unte a forminha com o molho de queijo e vá intercalando com camadas de batata e molho. Finalize com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido em 1800C por 10 minutos. Depois aumente a temperatura para 2200C e deixe assar por, em média, 10 minutos ou até gratinar. Deixe esfriar um pouco e retire das forminhas. Sirva!

 

Nhoque de mandioquinha recheado com gorgonzola na manteiga de ervas

 

Ingredientes:

300g de mandioquinha

1/3 xícara de farinha de aveia ou trigo

1 ½ colher (sopa) de manteiga

+/- 150g de gorgonzola

1 colher (sopa) de ervas frescas picadas

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Cozinha a mandioquinha com água e uma pitada de sal até ficar macia. Depois escorra-a e amasse-a enquanto acrescenta a farinha temperada com sal. Obtenha uma massa homogênea. Enfarinhe uma superfície limpa e forme um rolo com a massa. Corte-o em 16 a 20 pedaços iguais.

Hora da gorgonzola! Corte-a em três pedaços. Dois desses pedaços serão cortados em 16 a 20 cubos. Reserve o pedaço que sobrou.

Abra cada pedaço da massa de mandioquinha, adicione um cubinho de gorgonzola e feche a massa formando uma bolinha. Coloque em uma superfície enfarinhada para não grudar.

Em uma panela grande, ferva a água com uma pitada de sal e despeje as bolinhas de nhoque. Assim que elas subirem para a superfície, contabilize 2 minutos e retire-as com uma escumadeira. Nesse meio tempo, derreta a manteiga em uma frigideira e acrescente as ervas.

Assim que os nhoques estiverem prontos, coloque-os na frigideira, mexa e arrume-os nos pratos. Para finalizar, despeje o queijo gorgonzola que sobrou e sirva!

 

Rolinhos de berinjela com queijo ao forno

 

Ingredientes:

1 berinjela pequena

100g/150g de queijo meia cura

+/- 1 xícara de molho de tomate

Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Queijo ralado

Modo de preparo:

Lave a berinjela e corte em fatias finas no sentido do comprimento. Coloque-as em um tigela com água e sal. Depois escorra-as e grelhe-as em uma frigideira com um fio de azeite. Tempere os dois lados com sal e pimenta do reino. Retire as fatias e coloque-as sobre um papel toalha.

Corte o queijo em palitos e enrole cada fatia grelhada em torno de um palito de queijo. Arrume em um refratário, regue com o molho de tomate e leve ao forno pré-aquecido na temperatura máxima por 10 minutos. Retire do forno, adicione o queijo ralado por cima e sirva!

Deixe uma resposta