Os benefícios do leite vegetal em sua alimentação

O leite vegetal é conhecido por ser um produto que pode ser consumido por pessoas intolerantes à lactose e veganas. Mas ele também é uma ótima opção saudável e saborosa para todas as pessoas!

Produzido a partir de grãos e sementes como: aveia, quinoa, coco, soja, castanhas, amêndoas e arroz, o leite vegetal é rico em fibras, ferro, vitaminas do complexo B, minerais – como zinco e magnésio – e proteínas, auxiliando no funcionamento do intestino.

Esse produto também é  livre de colesterol e com baixo índice glicêmico, ajudando à evitar picos de glicose que contribuem para o desenvolvimento de diabetes.

Comparado ao leite de origem animal, o leite vegetal possui uma menor concentração de proteínas, cálcio e fósforo, mas esses nutrientes podem ser facilmente repostos através de outros alimentos, como verduras escuras, sementes, carnes e ovos.

Na hora de preparar diversas receitas, você pode substituir o leite de origem animal pelo leite vegetal sem medo, seguindo as mesmas quantidades.

 

Tipos de leite vegetal

Confira alguns tipos de leite vegetal e quais são os nutrientes e benefícios de cada um!

Leite de aveia

Rico em ferro, vitaminas do complexo B, fibras, cálcio e magnésio. Ele proporciona a sensação de saciedade e ajuda no controle do colesterol, absorvendo elementos que possam ser prejudiciais ao organismo.

Leite de quinoa

O leite de quinoa é rico em fibras, cálcio, ferro, zinco, vitaminas do complexo B, vitamina A, E  e C, fósforo, potássio, magnésio, entre outros nutrientes. É considerado um dos alimentos mais completos nutricionalmente, auxiliando no fortalecimento do sistema imunológico, na redução de problemas inflamatórios, no combate ao colesterol ruim e na prevenção de diabetes, hipertensão e câncer.

Leite de soja

É rico em minerais – magnésio, ferro, cálcio e cobre – e possui doze vezes mais proteína do que o leite de origem animal. Ele libera açúcares de pouco em pouco, e mantem os níveis de glicose no sangue estáveis, sendo bastante recomendado para pessoas com diabetes.

Leite de arroz

É composto por vitaminas do complexo b e alto teor triptofano, auxiliando na obtenção de energia e equilíbrio no sistema nervoso, porém possui menos nutrientes que os demais grãos. Por isso, é indicado combiná-lo e consumi-lo com outros alimentos ou até mesmo com outro leite vegetal.

 

Receita com leite vegetal

Como já dissemos anteriormente, o leite vegetal pode substituir o leite de origem animal em qualquer receita, mas separamos uma  receita especiai para você!

Bolo de limão com iogurte 

 

Ingredientes:

1 iogurte natural

2 copos de açúcar

3 copos de farinha de trigo

1 copo de azeite de oliva

1 copo de leite vegetal de sua preferência

2 colheres de chá de fermento para bolo

1 limão

Dica: Para esta receita use o copo de iogurte como medida para os ingredientes.

 

Modo de preparo:

Em uma tigela, coloque o iogurte e o açúcar. Bata bem. Acrescente o azeite e continue batendo. Depois acrescente o leite e volte a bater para misturar. Junte a raspa de meio limão e o suco de todo o limão.

Adicione a farinha peneirada junto com o fermento e misture em movimentos circulares com a espátula, para não bater demasiado a massa. Ligue o forno em 200ºC.

Unte uma forma com azeite e coloque a massa. Coloque o bolo no forno a 180ºC. Deixe assar por 30 minutos, confira. Caso não esteja assado, deixe mais 10 minutos e confira através do teste do palitinho, faça isso até ele assar. Abra o forno apenas após os 30 minutos, para evitar um bolo que fica cru no meio.

Deixe o bolo esfriar antes de desenformar. Retire da forma, polvilhe açúcar de confeiteiro e está pronto!

Deixe uma resposta