Opções para uma boa limpeza de pele

A busca por alternativas naturais para cuidar da pele aumenta a cada ano. Isso acontece devido as diversas noticias sobre produtos que utilizam ingredientes químicos prejudiciais para a pele.

Entrar em uma loja, pesquisar e conferir todos os ingredientes de cada rótulo dos produtos é difícil e cansativo, sem contar o fato de que muitas empresas deixam não divulgam totalmente essa lista. Como todo esse processo é desanimador e requer tempo, as pessoas acabam optando por fazer seus próprios produtos, de uma forma caseira e segura.

Você que está pensando em começar a fazer seus próprios produtos de limpeza, pode ficar tranquila! Não é coisa de outro mundo. Separamos algumas receitas para você entrar nessa jornada natural!

Leite

O leite elimina as impurezas que se encontram nas camadas mais profundas da pele. Para quem possui poros grandes, o leite é uma excelente escolha, ajudando a diminuí-los.

Repleto de minerais, vitaminas e proteínas que ajudam a deixar a sua pele mais radiante, o leite também ajuda clarear manchas vermelhas, reduzir alergias e curar feridas!

Como fazer a limpeza

Despeje o leite em um algodão e use para massagear o rosto, fazendo movimentos circulares para que seja removida toda a sujeira.

Dica Paiol

A coalhada é um agente natural de branqueamento, você pode utilizá-la para clarear aqueles pelinhos indesejados do rosto. Ela também limpa profundamente a pele e é super recomendada para pele oleosa.

 

Vinagre de maçã

 

Composto por esfoliantes como o ácido málico, o vinagre de maça ajuda a remover a camada morta ou suja das células da pele. Além disso, sua acidez suave auxilia no equilibro do pH da pele, absorvendo o excesso de óleo produzido por ela.

Fique atento! Se você possui uma pele sensível, misture o vinagre em uma porção maior de água.

 

Como fazer a limpeza

 

Ingredientes:

1 colher de sopa de vinagre de maçã

3 colheres de sopa de água

Algodão

Modo de preparo:

Dilua o vinagre na água. Lave o seu rosto com água pura. Depois use o algodão para aplicar essa mistura em todo o seu rosto, fazendo movimentos ascendentes e deixando agir por alguns minutos. Tome cuidado ao redor dos olhos.

Em seguida, lave com água.

Dica Paiol

Possui pele seca? Aplique um hidratante ou óleo depois de todo o processo. Faça isso duas ou três vezes por semana.

 

Chá de Camomila

 

Com prioridades anti-inflamatórias, o chá de camomila ajuda a acalmar a pele, auxilia na reparação de danos causados pelo sol, alivia a dor e ainda ajuda a reduzir a oleosidade.

Ingredientes:

1 saquinho de chá de camomila

Uma xícara de água quente

1 xícara de sabão de castelã

1 colher (chá) de óleo de amêndoa, azeite de oliva ou óleo de abacate

15 gotas de óleo essencial de camomila

5 cápsulas de vitamina E (opcional)

Modo de preparo:

Embeba o saquinho de chá de camomila em água quente, por cerca de 15 minutos. Deixe esfriar.

Adicione o restante dos ingredientes ao chá, misture bem e coloque em uma garrafa.

Dica Paiol

Limpe a sua pele com essa mistura uma ou duas vezes ao dia.

 

Óleo de coco com óleos essenciais

O óleo de coco e os óleos essenciais possuem diversos benefícios para a pele, entre eles: Ajudam a manter a pele úmida, preservando sua elasticidade, auxiliam na prevenção dos sinais de envelhecimento, deixam a pele mais iluminada e melhoram a textura.

Ingredientes:

1 xícara de óleo de coco

1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio

5 gotas de óleo essencial de limão

5 gotas de óleo essencial de lavanda

5 gotas de óleo essencial de olíbano

Uma jarra de vidro

 Modo de preparo:

Em uma panela e em fogo baixo, derreta o óleo de coco. Retire do fogo e adicione os outros ingredientes. Armazene-o em uma jarra e mantenha-o em local fresco.

A receita rende 30 porções e demora em torno de 5 minutos para ficar pronta.

Dica Paiol:

Se você for propenso a acne, substitua os óleos de olíbano e limão por 10 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree).

Deixe uma resposta