Aprenda sobre os anticoagulantes naturais!

Nosso corpo possui uma capacidade (natural de coagulação sanguínea), porém em alguns momentos, podem ocorrer irregularidades no nosso organismo e esses coágulos podem causar problemas, deixando o sangue muito espesso e causando entupimento das artérias.

Com o intuito de prevenir problemas, os médicos podem prescrever algum anticoagulante para pessoas que possuem um defeito cardíaco congênito, ritmo cardíaco irregular ou irão passar por procedimentos como cirurgia da válvula cardíaca. Essas condições e cirurgias aumentam a chance de coágulos sanguíneos que podem ameaçar a vida, causando um derrame ou ataque cardíaco.

Esses anticoagulantes diminuem a chance de ocorrer a formação de coágulos agressivos, reduzindo a chance de que algo ruim aconteça. Normalmente são indicados remédios que ajudam a prevenir os problemas, mas também existem anticoagulantes naturais que podem ajudar.

Como os anticoagulantes naturais atuam?

O sangue flui através dos vasos sanguíneos, fornecendo oxigênio e nutrientes a todos os tecidos do corpo. Quando um vaso sanguíneo sofre uma lesão, o processo de coagulação pode deixar o sangue mais espesso e transforma-lo em coágulos maiores do que a capacidade de fluir pelos vasos, impedindo o a capacidade do sangue fluir pelas veias e artérias para ser distribuído ao organismo humano.

É aqui que os anticoagulantes naturais entram! Eles irão atuar impedindo que o sangue fique muito espesso, diminuindo assim o risco de formar grandes coágulos que possa impedir o fluxo sanguíneo.

Os coagulantes naturais mais conhecidos produzidos pelo nosso organismo são as seguintes proteinas: proteína C, proteína S e antitrombina.

Quais alimentos são anticoagulantes?

Existem diversos alimentos com propriedade anticoagulante e que são recomendados por profissionais da saúde, principalmente para pessoas que sofrem com determinadas doenças. Esses alimentos auxiliam na formação das proteínas anticoagulante que produzimos no organismo.

Veja alguns deles:

  1. Vitamina K

Um dos anticoagulantes mais indicados e bem falado é a vitamina K, ela age potencializando a formação de proteínas do nosso organismo que evitam a coagulação excessiva do sangue. Você pode consumir esta vitamina em capsulas, comprimidos ou através dos seguintes alimentos: brócolis, couve-flor, agrião, rúcula, repolho, nabo, alface, espinafre e outros vegetais verdes e etc.

  1. Amêndoas

Ricas em vitamina E, as amêndoas funcionam como vasodilatador, aumentando a espessura do vaso sanguíneo, melhorando assim o fluxo de sangue pelas artérias e não causando entupimento. Também contribui para auxiliar na diminuição dos níveis de colesterol

Atenção: Caso esteja fazendo uso de medicamos que afinam o sangue, é recomendado consultar um médico antes de consumir esse alimento.

  1. Suco de uva integral

O resveratrol, substância encontrada nessa bebida, é antioxidante, possui função cardioprotetora, inibe a agregação de plaquetas e com isso diminui muito o risco da formação de coágulos. Também é possível consumir a fruta in natura e óleo de semente de uva

  1. Linhaça e chia

Ricos em vitamina do complexo B, auxiliam na boa circulação do sangue. Também são fontes de ômega 3, que evita a formação de coágulos e de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos. Consuma 1 colher de sopa ao dia.

  1. Salmão e sardinha

Peixes ricos em ômega 3, nutriente que evita a formação de coágulos e de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos e diminui a inflamação.

  1. Alho

Melhora a circulação do sangue, diminuindo a formação de coágulos, auxilia no controle da pressão arterial e alivia as dores estomacais.

  1. Gengibre

Rico em salicilato, o gengibre é um ótimo agente anticoagulante e afinador de sangue. Ele ajuda na prevenção contra o entupimento  de vasos sanguíneos, além de poder auxiliar na prevenção e redução da coagulação do sangue.

  1. Cúrcuma

Estudos indicam que, além de ser uma especiaria que deixa a comida ainda mais saborosa, a cúrcuma ajuda a diminuir o aglomerado de placas do sangue, evitando que ocorra a coagulação.

  1. Chá de camomila

Conhecido como um super anticoagulante natural, o chá de camomila é um ótimo aliado para pessoas com pressão alta e aumento de níveis de colesterol. Porém não é recomendado para pessoas que estão tomando medicamento que ajudam a afinar o sangue. Pois, pode aumentar risco de sangramentos.

  1. Canela

A canela é um ótimo alimento anticoagulante. Atenção, não deve ser consumida ao mesmo tempo que medicamentos anticoagulantes, sob o risco de afinar o sangue a um nível preocupante. Sua ingestão deve ser evitada antes de uma cirurgia, no decorrer do período menstrual, ou em situações onde possa ocorrer sangramento.

Deixe uma resposta