Açaí: Muito mais do que um alimento refrescante!

Quem nunca enfrentou algum problema no sistema digestivo? Eles são comuns e atingem milhões de brasileiros o ano todo! Para manter seu sistema digestivo funcionando direitinho e ficar longe desses incômodos, requer alguns cuidados.

É necessário que alimentos ricos em fibras estejam presentes em sua alimentação, pois eles ajudam a manter esses órgãos funcionando corretamente.

O açaí é uma ótima opção! Ele é rico de fibras, além de diversos nutrientes essenciais para o organismo, como vitaminas, minerais, compostos bioativos e fitoquímicos. O fruto também auxilia no combate à doenças cardiovasculares, pois suas fibras, gorduras insaturadas e fitoterois são capazes de aumentar a absorção e excreção do colesterol ruim, podendo reduzir os níveis desse inimigo da nossa saúde.

Lembre-se: O açaí contém bastante calorias e gorduras do bem, porém é necessário ficar atento para não consumi-lo com alimentos que contém calorias ruins, como leite condensado, por exemplo. Neste caso ele poderá causar aumento de peso.

Você pode combiná-lo com sementes ou cereais, como aveia e chia, que deixará o açaí ainda mais saudável e ajudará na manutenção do seu intestino.

Separamos algumas receitas fáceis e saudáveis envolvendo esse delicioso alimento!

Shake de açaí

Ingredientes:

1 polpa de açaí orgânico puro

½ xícara de beterraba crua ralada

150 ml de suco de uva integral

1 colher (sopa) de farelo de aveia Paiol

1 colher (sobremesa) de gengibre ralado

Folhinhas de hortelã a gosto

Gelo a gosto

 Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes abaixo no liquidificador até ficar bem homogêneo. Consuma sem coar!

Tapioca de açaí

Ingredientes:

100g de polpa de açaí derretido

1 e 1/2 xícara de polvilho azedo a gosto

2 colheres (sopa) de linhaça moída Paiol

Modo de preparo:

Em uma tigela, despeje a polpa de açaí e a linhaça. Vá adicionando o polvilho até a massa ficar seca, mas ainda um pouco úmida. Peneire a tapioca e reserve. Polvilhe a tapioca em uma frigideira e espere ficar firme. Vire e recheie como preferir.

Dicas de recheios:

Banana, granola e melado de cana

Pasta de amendoim e morango

Massa de pizza com açaí

 Ingredientes:

100 g de açaí orgânico líquido

1 xícara de farinha de trigo integral Paiol

1 colher (sopa) de azeite

1/4 de xícara de farinha de coco Paiol

1 colher (sobremesa) de fermento biológico

1 colher (café) de sal

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture todos os ingredientes, se precisar adicione mais farinha. Quando a massa parar de grudar nas mãos, sove por 5 minutos e deixe descansar 1 hora em uma bacia coberta por um pano.

Abra a massa em formato de pizza e leve ao forno por cerca 10 minutos. Retire do forno, coloque o recheio a sua escolha e volte ao forno para gratinar ou recheie com ingredientes que não vão ao forno.

Dica: Alguns ingredientes que ficam maravilhosos na pizza e não prejudicam os componentes nutritivos da massa são: queijo de castanhas, tomate e ervas ou abacate amassado com sal e azeite trufado coberto por legumes assados.

Deixe uma resposta