4 hábitos saudáveis que podem estar prejudicando sua saúde bucal

Como os hábitos saudáveis podem prejudicar sua saúde bucal

Você já possui o hábito de cuidar da sua saúde? Muito bem! Mas parou pra observar se você não está sendo muito dura com seu corpo? Acredite, tudo em excesso – até mesmo práticas saudáveis – podem ser um problema.
Para te ajudar a refletir sobre, separamos 4 hábitos saudáveis que, feitos de maneira errada, podem ocasionar outros problemas para sua saúde bucal.

1. Tomar suco verde em excesso

O suco verde pode conter uma alta quantidade de frutas cítricas, mas como isso afeta a saúde da sua boca? O ácido que está presente em frutas como limão e abacaxi podem provocar erosão no esmalte dos dentes, formando caries onde existe acúmulo de açúcar.

Muitas pessoas acreditam que podem solucionar o problema escovando os dentes logo após ingerir o suco mas isso só agrava o problema, pois as cerdas irão espalhar o ácido e ajudá-lo à penetrar em seus dentes.

Os especialistas recomendam que você espere em torno de 30 minutos antes de escovar ou até mesmo apenas enxaguar a boca com água. No período de espera, a saliva estará trabalhando para normalizar os níveis de acidez e recuperar os minerais dos dentes.

2. Treino inadequado

Certeza que você já entrou no ranking de pessoas que rangeram os dentes enquanto levantaram algum peso na academia. Isso é muito comum mas não pode se tornar um hábito! A força que você atribui a um dente batendo no outro pode fazer com o que desgastes dentários, dores de cabeça e de ouvido apareçam.

Por isso é necessário que você converse sobre isso com seu instrutor para que seu treino seja reavaliado. Caso o problema persista, a solução é usar protetor bucal.

3. Jejum intermitente

Considerado uma forma adotada por muitas pessoas com o objetivo de perder um quilinhos, o jejum intermitente ajuda a acelerar o metabolismo. Mas para isso é necessário ficar horas sem ingerir qualquer tipo de alimento entre o jantar até o café da manhã do dia seguinte.

O problema é que essa dieta pode levar ao mau hálito, pois ficar muitas horas sem ingerir algum alimento diminui o fluxo salivar e, consequentemente, a halitose.

Caso isso aconteça com você, converse com um nutricionista e busque outras formas de emagrecer sem precisar passar por isso.

4. Comer açaí


O açaí é fonte de antioxidantes, proteínas, fibras e cálcio, mas pode manchar os dentes. É indicado que os dentes sejam escovados logo após o seu consumo, assim os resíduos serão removidos, evitando o escurecimento gradual.

Deixe uma resposta